5 erros para evitar ao fazer uma campanha de incentivo

maio 14, 2019 / Incentivo

O mundo corporativo já entendeu a importância da produtividade das equipes para o sucesso dos resultados obtidos. Por isso, é cada vez mais comum encontrar organizações que apresentam ao menos uma campanha de incentivo dentro de suas políticas.

Atualmente, essas práticas relacionadas à gestão de pessoas são fundamentais para promover o engajamento e atingir os objetivos traçados. No entanto, elas precisam ser bem estruturadas. Do contrário, a empresa pode ter furos no seu orçamento.

Para que você não caia em nenhuma cilada, conheça, agora, os cinco erros mais comuns na estruturação das campanhas. Acompanhe a leitura e evite prejuízos!

1. Não realizar um planejamento eficiente

O planejamento estratégico é fator indispensável para o sucesso de uma organização e deve ser o primeiro passo a ser dado em qualquer projeto da empresa.

A partir dele, o negócio pode definir a duração da campanha de incentivo, os prêmios mais interessantes a serem concedidos e quais ações estratégicas devem ser realizadas para atingir as metas. Nesse momento, é preciso observar o perfil dos colaboradores, o comportamento individual e também as atitudes da equipe como um todo.

Para traçar o melhor tipo de programa, é preciso saber exatamente quais as demandas do capital humano da empresa. Do contrário, os gestores estarão contando apenas com a sorte — o que pode ser bastante perigoso, afinal, a falta de conhecimento pode transformar o engajamento em desmotivação, fazendo os resultados despencarem.

Para que um planejamento seja eficiente, outro ponto importante a ser observado é a definição dos objetivos e metas. Além de serem claros, precisam estar de acordo com a realidade da empresa, dos colaboradores e do público-alvo.

2. Não conhecer as necessidades e desejos dos colaboradores

Citamos acima a importância de conhecer os desejos dos colaboradores. Este é um grande erro não só da campanha de incentivo, mas de todo o mecanismo de uma empresa: não saber exatamente qual o perfil dos profissionais contratados. Por isso, é importante saber o que gostam de fazer, como se comportam e o que consomem. A falta de conhecimento sobre esses aspectos tem influência direta sobre o resultado final.

Quando falamos em conhecer, estamos nos referindo a ações que permitam que a gestão da empresa se aprofunde um pouco mais sobre a vida dessas pessoas. Dados como o estado civil dos colaboradores são informações básicas, mas saber o que agrada a esses casais é algo a ser descoberto por meio de pesquisas de satisfação, enquetes e ações similares.

Com esse resultado em mãos, a empresa pode oferecer campanhas de incentivo adequadas às demandas dessas pessoas, oferecendo uma premiação que realmente desperte o engajamento do capital humano.

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3. Criar metas inatingíveis

Muitos gestores acreditam que, para alcançar bons resultados, é preciso que eles sejam expostos com as metas da empresa. Pela lógica, quanto maior for o número divulgado, mais alta será a lucratividade.

Ledo engano. A grande maioria dos vendedores tem experiência de mercado e sabe exatamente até onde é possível chegar em um determinado intervalo de tempo. Ao propor objetivos fora desse padrão, o efeito causado é justamente o contrário. A equipe pode até sair da sua zona de conforto, mas não receberá a premiação. Isso acarreta desmotivação e prejudica as próximas campanhas.

As metas devem ser reais e a estratégia deve ser bem regulamentada para que a empresa não se sinta culpada em recompensar apenas aqueles que atingiram os objetivos propostos.

Dessa forma, é possível demonstrar que, além do retorno positivo, a organização age com transparência e honestidade ao reconhecer os esforços dedicados para alcançar esses resultados. Essa é uma atitude que motiva ainda mais esses colaboradores.

4. Escolher premiações inadequadas

Como citamos anteriormente, é muito importante escolher uma premiação que esteja adequada ao perfil dos colaboradores. Muitas empresas reconhecem essa questão, mas acabam caindo em outro erro bastante comum: estabelecer recompensas que não estão à altura das metas estabelecidas ou alinhadas ao orçamento da empresa.

A lógica a ser utilizada aqui é quase a mesma da definição de metas. Conceder uma viagem ao exterior certamente vai fazer os vendedores darem o máximo de si para atingir a margem proposta.

No entanto, se a empresa não fizer esse cálculo de acordo com a sua realidade, pode sair no prejuízo ou até mesmo ter que cancelar o prêmio — o que traz uma série de prejuízos relacionados não somente às finanças, mas também à sua imagem como empregadora.

A boa notícia é que esse desafio pode ser vencido facilmente com a contratação de uma plataforma online de engajamento, como a Macro Plataforma. Esses sistemas funcionam como um catálogo personalizado de premiações, onde a empresa define o orçamento que pode investir, converte em pontos para o colaborador premiado, e este resgata o prêmio que mais lhe atrair. Existem centenas de opções, como viagens, voo de balão, jantar em restaurantes de luxo, esportes de aventura, entretenimento.

Ou seja, você não precisa descobrir o prêmio que motiva seus colaboradores, mas pode definir um orçamento para que cada um tenha a experiência mais interessante para seu perfil.

5. Não investir em tecnologia para otimizar o processo

Empresas que se mostram resistentes à tecnologia se prejudicam em vários aspectos. O mundo mudou, a sociedade está cada vez mais conectada e insistir em métodos arcaicos dificilmente colabora para que os objetivos sejam atingidos.

Não seria diferente com as campanhas de incentivo. Investir em ferramentas tecnológica para otimizar o processo torna a avaliação de resultados mais justa, segura e honesta. Ao realizar o controle de resultados e premiações por meio de sistemas, a empresa tem mais uma forma de demonstrar que suas campanhas são sérias e transparentes.

Novamente, destacamos a Macro Plataforma como uma solução para que esse erro seja evitado. Ela oferece mais do que benefícios, funcionando como uma fonte de relacionamento e incentivo. Como é totalmente personalizada, permite aos próprios colaboradores fazer o controle sobre os seus resultados e ter acesso a diferentes categorias de premiação, dependendo do estágio em que se encontra a sua performance em vendas.

As soluções inovadoras proporcionadas pela tecnologia são uma aliada de peso na otimização de uma campanha de incentivo. Não abra mão dessas ferramentas para estreitar a relação com as equipes. Esse investimento faz toda a diferença para atingir as metas.

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