Checklist: 7 itens indispensáveis em uma campanha de incentivo

junho 25, 2019 / Incentivo

Como fazer uma campanha de incentivo para seus colaboradores baterem a meta hoje e sempre?

Adotar uma campanha de incentivo pode ser um excelente instrumento para aumentar o engajamento dos colaboradores de uma empresa, produzindo resultados positivos para o negócio como um todo. Essa é uma prática muito comum nas atividades relacionadas a vendas de produtos e serviços, por exemplo.

Em um primeiro momento, os gestores costumam ter uma visão simplista de que basta uma boa comissão para gerar motivação. No entanto, uma estratégia bem elaborada faz toda a diferença para manter os lucros em constante crescimento.

Pensando nisso, elaboramos esse checklist com os itens que não podem faltar no planejamento de uma ação. Confira!

1. Regulamento da campanha de incentivo


A essência da campanha de incentivo é premiar os colaboradores em função da sua performance. Partindo desse princípio, a melhor maneira de realizar esse processo é com a definição de um regulamento coerente, nítido e objetivo.

O intuito principal desse documento é nortear a campanha como um todo, trazendo mais segurança para a empresa e elucidando pontos importantes para as equipes participantes.

2. Premiação da campanha de incentivo


Como pontuamos acima, a premiação é essencial para uma campanha de incentivo. E é preciso muito cuidado, aumentando o conhecimento sobre o perfil dos colaboradores, até mesmo para definir uma recompensa que realmente desperte neles o engajamento necessário para promover ótimos resultados.

Ao mesmo tempo em que se deve agradar os participantes, também é preciso se relacionar com a marca e suas políticas. Por isso, o mais recomendado é que a empresa promova um compilado de experiências, produtos e serviços relevantes para todos os envolvidos.

Nesse contexto, é preciso pensar:

  • nas categorias da premiação;
  • na possível personalização dos produtos;
  • no orçamento destinado a isso, permitindo ou não assumir uma postura mais ousada — por exemplo, oferecendo viagens e outras opções de lazer.

No entanto, essas questões não são únicas e nem definitivas. Elas apenas vão ajudar a direcionar a caminhada em busca de incentivos interessantes e adequados. Não podemos negar que seja muita coisa para se pensar, mas são pontos fundamentais e que ajudam na construção de uma estratégia realmente eficiente.

3. Metas Coletivas para campanha de incentivo


Metas devem ser trabalhadas individual e coletivamente, ainda mais quando o intuito é transformar a campanha de incentivo em uma das políticas da empresa. Dessa forma, além dos prêmios individuais para o melhor profissional em cada categoria ou período, é fundamental recompensar toda a equipe quando as metas são atingidas.

O melhor de trabalhar com metas individuais e coletivas é que a empresa pode criar um clima de motivação e competitividade saudável, que se reflete no ambiente como um todo. Lembre-se sempre de que o trabalho de todos deve ser reconhecido e que os melhores merecem mesmo uma premiação diferente dos demais.

4. Divulgação da campanha de incentivo


Preste muito atenção na divulgação da sua campanha! Aqui, o investimento deve ser feito em duplicidade: para as equipes participantes e também ao consumidor!

Milagres não acontecem: os membros da equipe são, acima de tudo, humanos. Por isso, devem ser vistos como tal, o que significa que não adianta esperar que façam um volume surreal em vendas se a empresa não faz a sua parte anunciando o produto ou serviço em questão.

Você pode apresentar a campanha para o público interno e externo, deixando nítido para os funcionários que a empresa está interessada em premiá-los e, portanto, aposta em ações de marketing para que os consumidores fiquem por dentro do que está acontecendo.

5. Comunicação Interna da campanha de incentivo


Aliadas a divulgação, temos as questões relacionadas com a comunicação interna. A organização é responsável por manter os participantes da campanha sempre motivados e em busca dos melhores resultados, especialmente se a premiação for alta e o tempo de duração proporcional a essa grande recompensa.

Quando a empresa não mantém esse incentivo, os funcionários podem perder o fio da meada, pensando que a instituição não está acreditando na ação e os resultados, que no começo são bons, começam a despencar. Aqui é o espaço perfeito para unir criatividade com seriedade.

Apostar em comunicação visual, cartazes, e-mail interno, intranet e no uso de outros canais para deixar mensagens divertidas aos participantes é uma forma muito efetiva de lembrar essas pessoas de que os gestores acreditam no potencial de cada um para alcançar os objetivos propostos.

Ao mesmo tempo, expor os resultados em reuniões esporádicas faz com que as equipes possam fazer uma avaliação do seu próprio desempenho, correndo atrás dos prejuízos ou da abertura de uma vantagem competitiva ainda maior em relação aos adversários.

7. Análise de resultados da campanha de incentivo


Um checklist eficiente se preocupa com todas as etapas de uma ação, desde o planejamento até o encerramento. No caso das campanhas de incentivo, o fechamento mais adequado é fazer uma análise dos resultados obtidos no projeto.

Mesmo que todas as metas tenham sido cumpridas com louvor, sempre há algo para avaliar e melhorar. Não se iluda com os números positivos, pois, eles não são o suficiente para garantir o sucesso de uma próxima jornada.

Independentemente do resultado, algumas questões devem ser consideradas: os erros, para que sejam corrigidos. E os acertos, para que sejam potencializados.

O feedback dos clientes também é muito importante nessa etapa. Uma organização preocupada com a sustentabilidade e visibilidade da marca deve monitorar com frequência as avaliações do consumidor a respeito do atendimento e dos produtos ou serviços adquiridos, para que assim possam atingir a excelência no mercado.

Viu como é importante seguir o passo a passo para não esquecer de nada na hora de colocar sua campanha de incentivo no ar? São muitos detalhes fundamentais para que a campanha atinja os objetivos, tanto de vendas quanto de motivação dos colaboradores. Ter uma plataforma completa, como a Macro Plataforma, para gerenciar sua campanha de incentivo pode ajuda muito.

Com a Macro, além de criar e gerenciar suas campanhas, os premiados recebem pontos e tem acesso a um catálogo para resgatar sua premiação. A solução possibilita oferecer para o seu ativo humano um portal online em que ele possa desfrutar de experiências únicas, aumentando a satisfação dos trabalhadores.

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