Conheça 6 ferramentas de RH para centralizar e analisar as informações

maio 28, 2019 / Gestão de Pessoas

Não é mais novidade para as empresas que o departamento de recursos humanos, ao assumir uma postura mais estratégica, contribui diretamente para a elevação dos resultados de uma organização. E para trazer mais segurança aos processos de tomada de decisão, é importante fazer uso das ferramentas de RH disponíveis para tornar esse trabalho mais eficiente.

A rotina do setor costuma ser bem puxada. Para que o profissional dê conta da parte burocrática, sem deixar as estratégias de lado, é preciso contar com esses instrumentos que permitem a otimização de várias funções pertinentes ao cargo.

Por isso, neste artigo você vai conhecer 6 meios de aprimorar a sua rotina, trazendo mais eficiência para o dia a dia ao centralizar dados a fim de que essas informações possam se transformar em resultados positivos. Saiba mais!

1. Excel

À primeira vista, o Excel pode parecer uma ferramenta RH um pouco arcaica se comparada a tudo o que a tecnologia anda oferecendo para o setor. No entanto, ainda funciona muito bem para visualizar pequenas ações e fazer suas respectivas análises.

Dentro do programa, existem metodologias e fórmulas que permitem o cálculo de diversos tipos de informação, utilizando intervalos de tempo e integrando outros números para chegar a resultados precisos.

O Excel é um bom programa para ser utilizado em tarefas mais simples, já que a inserção de dados deve ser feita à mão. Uma das sugestões é preparar nele orçamentos para pequenas ações voltadas aos colaboradores, como a compra de pequenos presentes para datas comemorativas, por exemplo, a Páscoa.

2. Google Analytics

O Google Analytics vem se popularizando dentro das empresas como uma ferramenta voltada para a análise e o monitoramento de estratégias, indo além do seu uso tradicional no marketing digital.

O uso correto do Google Analytics permite que você identifique as demandas dos colaboradores, mensurando a frequência das solicitações e dos principais pedidos. Isso porque ele conta com uma funcionalidade chamada Google Charts, que é voltada para a criação de gráficos.

Exemplificando: toda vez que um membro da equipe procura o setor de recursos humanos para tirar uma dúvida, a pergunta é anexada no Charts. Ao final de um determinado período, é feita uma análise sobre a repetição, e a temática das dúvidas e questões relacionadas aparece no topo.

É hora de tomar uma atitude: realizar reuniões que elucidem esses pontos, promover palestras ou até mesmo modificar as políticas da empresa. O objetivo é encontrar respostas para melhorar a satisfação do ativo humano, trazendo motivação e produtividade.

Descricao de cargo

3. Tableau Public

O Tableau Public é um dispositivo voltado para a criação de gráficos, tabelas, mapas e outros elementos. Uma das maiores vantagens é a praticidade em seu uso, permitindo que qualquer pessoa lide com um grande volume de dados sem a necessidade de ter conhecimentos aprofundados sobre programação.

Como ele permite que os resultados sejam publicados na web, é uma ótima ferramenta para o RH divulgar dados pertinentes nas redes sociais da empresa, promovendo a valorização da marca como empregadora no mercado.

Se você utiliza o Excel ou o Google Analytics para gerar planilhas, ele exporta esses dados. Depois, gera gráficos ou mapas interativos que podem ser compartilhados no site da organização ou em perfis de plataformas como Facebook e LinkedIn.

De maneira rápida e intuitiva, você consegue facilmente divulgar informações, por exemplo, pesquisas de clima organizacional, o que contribui bastante para a atração de talentos nos processos seletivos.

4. Software de gestão de RH

Você deve saber melhor do que ninguém que um dos elementos de maior valor para o RH é a administração do tempo. Como citamos, as ferramentas de RH não se limitam mais à atualização de documentos, à organização de um banco de currículos e ao controle de ponto.

Essas atividades já têm diversos instrumentos voltados para a sua automatização. O que uma empresa séria e um setor competente estão buscando atualmente são instrumentos que possam concentrar todas as atividades em um só lugar, proporcionando uma rotina mais produtiva em diversos aspectos.

O ideal é contar com um software de gestão de RH capaz de concentrar os processos em um só local, organizar as informações e proteger esses dados. Tudo que ali está inserido contribui para que os profissionais do setor possam focar em estratégias de retenção de talentos, recrutamento, melhorias na comunicação interna e outras ações que possam promover um ambiente de trabalho saudável.

5. People Analytics

O People Analytics é outra ferramenta que usa uma grande quantidade de dados para identificar e prever comportamentos dentro de uma organização, antecipando a resolução de problemas e mostrando estratégias que potencializam aspectos positivos.

Para que isso seja possível, é preciso adotar programas que façam a análise de dados específicos e escolher quais são as fontes usadas como coletas de informações, de acordo com seus objetivos e necessidades.

Vamos supor que você está em busca de proporcionar ao departamento de marketing algumas ações que tornem o trabalho dessa equipe mais propício à criatividade. Nesse caso, é possível enviar um formulário do Google, no formato de uma enquete, para o e-mail desses colaboradores. O objetivo é verificar o que a empresa pode fazer para que eles tenham ideias cada vez melhores.

Uma outra funcionalidade do People Analytics é muito usada para prever o comportamento de candidatos participantes de um processo seletivo. Ao definir quais as variáveis que influenciam a produtividade e a satisfação do quadro de colaboradores, a escolha do profissional ideal é feita de maneira mais adequada à realidade da empresa.

6. Aplicativos

Uma das inovações para o setor está no uso de aplicativos voltados para melhorias na comunicação interna da empresa, gestão de benefícios e concessão de recompensas em políticas de incentivo à motivação dos colaboradores, como a Macro Plataforma.

Acreditando que essa motivação no ambiente de trabalho é um dos principais fatores de atração e retenção de talentos para as empresas, a Macro Plataforma oferece às organizações uma plataforma que permite ofertar aos colaboradores um programa de benefícios exclusivos e personalizados.

Por se tratar de um recurso pautado em relacionamentos, conta com uma ferramenta voltada para a troca de mensagens entre a organização e o colaborador. Como resultado, também há melhorias na comunicação interna.

Agora que você já conhece as melhores ferramentas de RH, procure investir hoje mesmo em inovação, profissionalização e automatização da sua rotina. Uma atuação estratégica não é benéfica apenas para a empresa, mas aumenta a eficácia das suas ações e valoriza a sua atuação profissional!

Comece a mudança utilizando a Macro Plataforma. Entre em contato conosco agora mesmo!

Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.