Endomarketing: tudo o que você precisa saber para aplicá-lo na empresa!

junho 11, 2019 / Comunicação

O endomarketing é uma das principais ferramentas para motivar os colaboradores, por meio de ações que proporcionem o sentimento de que realmente fazem parte da empresa e são responsáveis pelo seu crescimento. A prática é fundamental para criar um ambiente de trabalho agradável e proporcionar satisfação.

A consequência é a formação de uma equipe engajada, motivada e produtiva. Nesse contexto, a integração entre os setores de RH e marketing é fundamental para traçar estratégias eficientes em prol do trabalhador. Continue a leitura e descubra como isso acontece!

O conceito de endomarketing

Também chamado de marketing interno, o endomarketing é uma estratégia focada em ações para melhorar a imagem da marca perante os seus colaboradores, com o objetivo de manter a equipe motivada e reduzir os índices de rotatividade.

Isso se deve ao fato de que os protagonistas do sucesso de uma organização são os colaboradores  o chamado capital humano. São esses indivíduos que conhecem todos os processos, influenciando diretamente colegas de trabalho, clientes e sociedade em questões relacionadas à companhia.

Usaremos um exemplo para ilustrar: imagine que você trabalha em uma fábrica de jeans. Se estiver satisfeito com o clima organizacional e as condições dadas pela empresa, a tendência é que fale muito bem da marca para as pessoas do seu convívio.

Dessa forma, essas pessoas passam a enxergar a empresa da mesma maneira que você. Portanto, o endomarketing contribui para que a organização tenha visibilidade, assumindo uma postura mais humana e carismática perante o mercado.

Como ele funciona

O endomarketing é formado por um conjunto de ações realizadas pelo departamento de RH e o setor de marketing de uma organização. Enquanto o primeiro se mantém atento às necessidades dos colaboradores, o segundo desenvolve estratégias com a ajuda dessas informações.

Garantir um ambiente agradável é possível quando se transforma os problemas em possibilidades. Dessa forma, o endomarketing funciona como um motor que impulsiona a produtividade por meio do senso de pertencimento despertado nos trabalhadores.

A prática só funciona quando RH e marketing unem suas forças para o desenvolvimento de atividades que deem resultados na interação das equipes com a empresa. Isso pode acontecer das seguintes maneiras:

  • realizando eventos que estimulem a participação do colaborador e de sua família;
  • oferecendo capacitações;
  • promovendo a troca de experiência entre os trabalhadores;
  • estimulando e valorizando o desempenho individual e coletivo por meio de campanhas de incentivo e premiações;
  • reconhecendo o esforço dos colaboradores para atingir metas e alcançar resultados positivos.

Quais são os benefícios

Para que fiquem nítidos os benefícios do endomarketing para a empresa, separamos alguns deles para que você encontre as melhores estratégias e, assim, possa atingir esses objetivos!

Produtividade

Um indivíduo satisfeito com o trabalho costuma ser proativo. Por sua vez, a proatividade resulta em produtividade.

Uma boa ação de endomarketing ajuda os colaboradores a identificarem os valores da empresa e objetivos traçados. O clima organizacional favorável faz com que eles tenham vontade de caminhar na mesma direção.

Retenção de talentos

O mercado de trabalho está cada vez mais competitivo, tanto em relação à clientela quanto na composição de um quadro de colaboradores de alto desempenho. São diversos profissionais qualificados no mercado e reter esses talentos é um verdadeiro desafio.

Quando a empresa não aposta na valorização do seu capital humano, dificilmente consegue fazer com que esses indivíduos sejam parte da sua equipe. A tendência é que essas pessoas busquem por espaços mais atraentes.

Engajamento

Produtividade e retenção de talentos geram engajamento, palavra de ordem para as empresas que desejam ter sucesso.

Ações de endomarketing também visam promover um bom diálogo. Mostrar que os gestores estão abertos a novas ideias, sugestões e opiniões faz com que as equipes trabalhem de maneira mais engajada.

Clima organizacional

Passamos mais tempo em nosso ambiente de trabalho que em nossas próprias casas. Aplicar estratégias de endomarketing colabora para tornar esses momentos mais agradáveis, criando um ambiente saudável e descontraído.

Um dos benefícios é evitar que fofocas e intrigas gerem uma atmosfera estressante, que mina a confiança das pessoas, prejudicando o relacionamento interpessoal.

Dessa forma, trabalhar o marketing interno faz com que os colaboradores tenham mais respeito e empatia uns pelos outros, construindo um ambiente mais saudável e motivador.

Como aplicar na empresa

Mencionamos anteriormente de que formas o endomarketing pode ser praticado. Veja agora dicas práticas para fazer isso!

Promova eventos para o público interno

Quando a empresa promove eventos para o seu capital humano, estimula o contato entre os trabalhadores e proporciona o seu crescimento pessoal e profissional.

Trocar experiências e conhecer um pouco melhor os colegas de trabalho contribui para a melhoria das relações interpessoais e, consequentemente, um clima organizacional positivo. A consequência, como você já deve saber, é uma equipe mais produtiva, já que existe prazer em fazer parte desse time.

Além de comemorar algumas datas permitindo a participação da família  como as famosas confraternizações de final de ano , investir em palestras e eventos motivacionais também são atitudes válidas.

Invista em comunicação interna

Não há como falar de marketing interno sem abordar as questões pertinentes à comunicação interna. É preciso estabelecer um canal eficiente, que proporcione um bom diálogo entre gestores e colaboradores.

Manter uma relação saudável é muito importante. Nesse contexto, as equipes precisam ter um local de fala e a diretoria precisa se empenhar para ouvi-los e repassar feedbacks.

Aposte em campanhas de incentivo 

Esqueça a ideia de que oferecer benefícios básicos, como vale-alimentação e plano de saúde, é suficiente para manter os colaboradores motivados e reter talentos. A tendência é apostar em campanhas de incentivo para estimular a produtividade das equipes.

Basicamente, as campanhas de incentivo são ações estruturadas para que os profissionais atuem de maneira engajada, otimizando lucros e agindo em prol de metas coletivas e individuais. A grande sacada é recompensá-los pelo desempenho. Felizmente, existem muitas formas de fazer isso!

Uma delas é adotar sistemas que permitam acesso a clubes de incentivo e premiações, focados em conceder experiências marcantes, como viagens, esportes e entretenimento. O objetivo é sair do comum.

A Macro Plataforma é um desses canais que, além de oferecer o serviço, otimiza o trabalho do RH, já que o próprio indivíduo pode se cadastrar e fazer o resgate da recompensa mais interessante disponível.

O endomarketing pode ser reforçado com estratégias de premiação por meio de experiências marcantes. Além disso, o marketing interno pode ser beneficiado quando o RH conta com a ajuda da tecnologia para otimizar esses processos. Invista!

Podemos ajudar a sua empresa. Entre em contato com a Macro Plataforma agora mesmo e descubra como.

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