Por que investir em treinamento e desenvolvimento de pessoas?

março 1, 2018 / Gestão de Pessoas

O treinamento e desenvolvimento de pessoas nas empresas é muito importante para o aperfeiçoamento da equipe, impactando diretamente nos resultados positivos do negócio. Qualificar e desenvolver as aptidões dos funcionários relativas às atividades desempenhadas traz grandes benefícios de curto a longo prazo.

Cada vez que o colaborador é treinado e capacitado ele se torna mais engajado e entusiasmado e isso é um grande diferencial, sendo vantajoso tanto para a empresa, quanto para o funcionário.

O correto é que seja um processo constante e definido desde o início da carreira do colaborador. Desenvolver as habilidades é um passo fundamental para aprimorar procedimentos e qualidade dos produtos e serviços oferecidos.

Apresentamos neste texto algumas vantagens que o treinamento e desenvolvimentos de pessoas podem trazer para a empresa. Acompanhe!

Você sabe diferenciar treinamento de desenvolvimento?

O treinamento é o método de preparação referente a um cargo, ou seja, é quando uma tarefa é ocupada por um funcionário novo, então é necessário treiná-lo para que ele esteja preparado para as obrigações e obstáculos que possam ocorrer. O treinamento busca, principalmente, reduzir as probabilidades da pessoa incorrer em erros, ensinar as questões que precisam de foco maior e propiciar a segurança no local de trabalho.

Já o desenvolvimento busca o crescimento do colaborador dentro das técnicas profissionais que o trabalho exige. Enquanto o treinamento serve como meio de antecipar os problemas do presente, o desenvolvimento procura antecipar os problemas que podem acontecer, futuros, como exemplo: demandas do cliente, tendências e inovações do mercado, produtividade, imagem da marca, entre outros.


Acesse também o ebook de como criar equipes de alta performance clicando aqui!


Qual a importância de investir no treinamento e desenvolvimento dos funcionários?

A qualificação profissional ocorre por meio de um processo de preparação em que as capacidades específicas de cada um são desenvolvidas. É focada no crescimento das habilidades, aprendizado e comportamento do trabalhador.

Algumas vantagens podem ser verificadas, entre elas:

  • adaptação da pessoa à política da empresas;
  • modificação ou modelagem das atitudes;
  • evolução dos colaboradores;
  • adaptação das pessoas para a utilização da modernização da organização;
  • apreciação da competência humana;
  • preparação dos funcionários para serem remanejados;
  • transmissão de informação aos funcionários.

O treinamento e desenvolvimento de pessoas nas instituições podem ser aplicados para trabalhadores de qualquer nível hierárquico. Assim, é criada uma harmonia entre estratégia e ação, trazendo resultados cada vez maiores e melhores para o negócio.

As empresas que investem na qualificação dos seus profissionais são as que mais crescem anualmente. Veja abaixo alguns dos principais benefícios para as empresas.

Melhora do clima corporativo

Você sabia que uma empresa pode perder bilhões quando os seus funcionários não se sentem bem fisicamente e emocionalmente no seu local de trabalho?

De acordo com pesquisa feita pela International Stress Management Association no Brasil (ISMA-BR), cerca de 30% dos trabalhadores brasileiros possuem a Síndrome de Burnout.

Essa Síndrome consiste em um estresse que provoca o cansaço profissional e que tem como uma das principais consequências a perda de estímulo para execução da função.

Por este motivo, além de obter trabalhadores bem qualificados e aptos para desempenhar suas funções, ter um clima corporativo agradável auxilia para que o trabalho transcorra de forma mais equilibrada. Por isso, é fundamental integrar o profissional à cultura da empresa, no intuito dele se sentir importante.

Além disso é importante ele se sentir valorizado e que ele perceba chances de crescimento da empresa. Como consequência disso,ele ficará  mais animado e disposto a mostrar todo o seu potencial, o que é excelente para a empresa.

Receba gratuitamente uma consultoria em relacionamento corporativo clicando aqui.

Aumento da produtividade

Com o funcionário se sentindo pertencente ao ambiente laboral e qualificado para realizar as atividades designadas, a produtividade aumenta. O trabalho no geral se torna mais dinâmico e natural, fazendo com que as falhas e retrabalhos reduzam, passando a render mais e melhor.

Redução da rotatividade

Com o desenvolvimento de pessoas o profissional recebe o treinamento correto, passando a ter uma boa produtividade e segurança, dessa forma, a possibilidade dele sair é muito menor. Assim, a empresa aumenta a qualidade dos serviços e reduz os custos e prejuízos que a rotatividade causa.

Se você quiser saber quanto custa para a empresa a alta rotatividade de funcionários (turnover), existe algumas ferramentas que te auxiliam  nesse cálculos, mas já podemos te adiantar que geralmente esse custo varia entre 6 a 9 vezes o valor do salário do cargo em questão, considerado um valor bem alto, não é mesmo?

Uma empresa só se torna destaque quando seus trabalhadores estão motivados e envolvidos com o negócio. Assim, um treinamento e desenvolvimento de pessoas quando bem feito faz com que as particularidades de seus colaboradores melhorem e a empresa acaba ganhando com isso.

Diminuição de gastos

Ter uma equipe bem preparada para exercer as tarefas resulta na diminuição de gastos. A permanência de talentos na equipe também é um dos grandes benefícios do treinamento e desenvolvimento de pessoas, pois reduz os gastos advindos da contratação e desligamento dos trabalhadores devido a rotatividade. Isso mantém os bons profissionais sempre por perto.

Com isso, os erros provocados por tarefas mal desempenhadas reduzem e os recursos são mais bem distribuídos, diminuindo o desperdício.

Aumento da competitividade

As novas experiências propiciadas pelos treinamentos possibilitam que os colaboradores estejam mais propensos a mudanças e criem ideias inovadoras, o que é primordial para manter o negócio competitivo.

Unidos com todos da equipe, os próprios administradores aperfeiçoam suas técnicas de gestão, pois é necessário se adaptar aos meios humanos e suas novas aptidões, além de permanecerem atualizados sobre as novas tendências do mercado.

Como fazer o treinamento na falta de orçamento pela empresa?

Como o treinamento e desenvolvimento de pessoas é essencial para o mercado e para que a empresa sempre se disponibilize de mão-de-obra qualificada, esse tipo de ação não pode faltar.

Considerando que a capacitação de profissionais requer altos investimentos, algumas empresas deixam de investir em técnicas de melhora da qualificação para economizar capital, ou até mesmo pela falta de orçamento disponível, provocando desânimo nos funcionários por não terem as ferramentas necessárias para desenvolver toda a sua capacidade.

Porém, empresas de todos os tamanhos podem promover melhorias na qualificação de seus colaboradores sem precisar gastar uma quantidade alta de dinheiro, bastando somente, ter uma estratégia sucinta, inteligente e bem planejada.

Como algumas dessas alternativas, podemos citar como exemplo: bolsas de estudos parciais, parcerias e descontos em faculdades e cursos técnicos, entre outras. Gerenciar isso pode ser complicado para o setor de Recursos Humanos, então é possível recorrer a uma plataforma de relacionamento e benefícios

Por isso, pensando na importância do treinamento e desenvolvimento corporativo diante das demandas cotidianas de um negócio, a Macro Plataforma é uma plataforma de benefícios exclusivos, de uma maneira simples e econômica.

Se trata de um clube de vantagens que tem diversos parceiros, físicos e virtuais, que oferecem descontos em qualquer lugar do país. Diversas faculdades e cursos fazem parte da plataforma, auxiliando na formação dos colaboradores. É uma experiência única que se adequa às necessidades da empresa, de seus gestores e também de seus funcionários para que o crescimento nunca acabe. 

As instituições estão enaltecendo cada dia mais os meios de treinamento e desenvolvimento de pessoas, justamente por observarem as influências positivas que eles podem gerar no crescimento e nos resultados finais do negócio no mercado.

Agora que você sabe o motivo pelo qual é importante investir no treinamento e desenvolvimento de pessoas na empresa, deixe aqui seu comentário. Estamos curiosos para saber a sua opinião sobre o assunto!

Facebook Comments

Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.