Quais serão as profissões do futuro? Conheça 6 delas!

maio 22, 2019 / Gestão de Pessoas

Falar sobre o mercado de trabalho e as profissões do futuro é uma tarefa um tanto quanto complexa, já que isso envolve uma série de fatores. As mudanças em nossa sociedade, os avanços tecnológicos e as novas demandas do cotidiano são responsáveis por fazer algumas ocupações desaparecerem, enquanto outras prosperam.

Esse conjunto de fatores impulsiona as transformações referentes às questões profissionais. Por isso, tanto as empresas como os indivíduos devem ficar atentos a eles, pois precisam sair na frente no sentido de se adequar a esses novos padrões.

Para que você não seja pego de surpresa, separamos cinco das ocupações que estão chegando com tudo no mundo corporativo. Confira!

1. Profissional de Big Data

O Big Data vem sendo uma ferramenta constantemente indicada para que as empresas atuem de forma estratégica. Seu uso cada vez mais popular faz com que indivíduos que dominem o uso desse instrumento sejam cada vez mais solicitados, fazendo dessa uma das profissões do futuro.

Isso porque uma empresa que se preocupa em solucionar problemas com exatidão, prevenir possíveis prejuízos e tomar decisões com segurança deve se preocupar em utilizar uma base de dados sólida para isso. E esses dados costumam chegar em grande volume. Cada um deles deve ser trabalhado e analisado para, então, poder ser utilizado nas estratégias.

Para obter os benefícios esperados, é necessário que o profissional saiba o que está fazendo. Por isso, quem deseja investir nessa habilidade deve combinar conhecimentos em diversas áreas, como:

  • análise de sistemas;
  • estatística;
  • marketing;
  • psicologia organizacional.

2. Gestor de Resíduos

Já faz um tempo que a Ecologia e as questões ambientais são assuntos muito discutidas na sociedade. O motivo dessa grande preocupação vem da necessidade de cuidar do meio ambiente, preservando a natureza e garantindo qualidade de vida para que as próximas gerações sofram cada vez menos o impacto de ações prejudiciais ao nosso ecossistema.

O tratamento de lixo compõe essa gama de preocupações, fazendo crescer a demanda por profissionais que saibam lidar com resíduos sólidos — até mesmo por questões legais, que exigem a presença deles em atividades que envolvem tratamento de água, reciclagem, limpeza urbana e destinação desses rejeitos.

Essa atividade pode ser desempenhada por:

  • engenheiros químicos;
  • tecnólogos em processos ambientais e saneamento;
  • gestores ambientais;
  • químicos.

3. Profissional de Logística

A Logística é uma área fundamental para empresas que valorizam uma postura estratégica com relação aos processos operacionais. Itens como transporte, armazenamento, compras, distribuição e entregas de produtos, quando bem gerenciados, trazem mudanças significativas para o orçamento, a manutenção de recursos e a lucratividade.

Diminuir custos e aumentar a produtividade é o desejo de todo gestor, fazendo com que uma das profissões do futuro seja exatamente essa. Por isso, a demanda por profissionais de logística que fazem isso com excelência tende a aumentar. Os cursos relacionados a essa área já são amplamente ofertados pelo país, e muitas empresas já procuram por pessoas capacitadas.

4. Analista de Desenvolvimento Humano

Algumas coisas nunca mudam no mercado de trabalho, como, por exemplo, a forma como o capital humano é visto dentro de uma empresa: simplesmente o ativo mais importante.

Questões relacionadas à gestão de pessoas ganham um aspecto cada vez mais profissional. É aí que surge o analista de desenvolvimento humano, profissional especializado em estruturar avaliações de desempenho, mapeando os colaboradores de acordo com a sua performance e reposicionando-os estrategicamente em funções mais pertinentes ao seu perfil e às suas competências.

Os resultados são muito benéficos. Ao desempenhar um papel mais adequado às suas habilidades, a produtividade aumenta e a satisfação com a empresa também. Para desempenhar o cargo, normalmente é necessária a formação em Psicologia ou Administração.

5. Analista de Investimentos

Um assunto muito em alta no momento diz respeito aos famosos investimentos. Temáticas como ações, tesouro nacional, corretoras e a própria bolsa de valores invadiram o cotidiano dos indivíduos e já têm presença garantida em muitas rodas de conversa.

Por segurança, comodidade e falta de conhecimento, os recursos, normalmente, eram aplicados em poupança. Hoje, as pessoas preferem ver seu dinheiro render de outra forma. E isso impactou nas empresas e indústrias.

O mercado corporativo busca por organizações e profissionais especializados em serviços financeiros para que seus investimentos sejam realizados com mais segurança e lucratividade. Por isso, um analista dessa área promete ser uma das grandes profissões do futuro.

Quem investe na formação de Economia ou Administração e domina as questões relacionadas a esse universo tem grandes chances de se dar muito bem na carreira de Analista de Investimentos.

6. Profissional de TI

Pensar no futuro do trabalho e nas transformações da nossa sociedade sem relacionar o assunto com a tecnologia é uma missão quase impossível. Se, hoje, o mundo digital já causa um grande impacto nessas mudanças, o futuro promete uma influência ainda maior.

Um dos grandes responsáveis por isso é o profissional de TI (Tecnologia da Informação). As atividades pertinentes a essa ocupação podem ser resumidas em inovação, com a constante criação de novas ferramentas e programas que facilitem o cumprimento das atividades dentro de uma empresa, diminuindo custos, aumentando a lucratividade e otimizando a rotina.

Nesse sentido, ter um profissional da área no quadro de colaboradores é muito vantajoso, já que é uma forma de se manter à frente da concorrência. Quando uma organização conta com recursos para otimizar seus processos, pode se dedicar à criação de estratégias que potencializam os resultados. E o trabalho do profissional de TI é justamente oferecer as ferramentas necessárias para que isso aconteça.

Se hoje já encontramos boas ofertas por parte das empresas, a tendência é que essa demanda não desapareça. O importante é se manter atualizado, tanto em relação ao que o mercado espera como no desenvolvimento de habilidades.

Aliás, o conselho é válido para qualquer profissão: adaptar-se às mudanças e permanecer em um mercado de trabalho tão competitivo exige investimento em capacitação, desenvolvimento de novas competências e networking.

As profissões do futuro estão chegando com tudo. Não economize esforços para se manter atualizado. Nunca é tarde para investir na capacitação dos colaboradores e contratar novos profissionais com essas especializações a fim de se adaptar às mudanças do mercado. 

Nós podemos ajudar nessa jornada. Assine a nossa newsletter e receba conteúdos pertinentes sobre o mercado de trabalho e a gestão de pessoas.

Facebook Comments

Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.