Dicas para engajar sua equipe no Home Office

março 31, 2021 / Gestão de Pessoas

O desafio de liderar em Home Office é um assunto em alta no ambiente empresarial, e um dos tópicos mais importantes desse assunto é como gerar um bom engajamento e manter a motivação do colaborador em tempos de Home Office + Pandemia.

Sabemos que o líder tem um papel significativo no engajamento e dedicação do seu time. Segundo o Towers Watson, colaboradores reconhecidos por seus líderes superiores possuem em média 60% de performance superior aos outros.

A partir daí, o desafio de engajar e motivar o colaborador é o nosso tópico hoje. Trouxemos 5 dicas práticas que vão ajudar sua empresa a manter a motivação e satisfação do seu time. Veja a seguir:

1. Promova momentos de interação com o time

Em tempos de isolamento e trabalho remoto, olhos nos olhos estão distantes mas não impossíveis, graças à tecnologia. Faça uma videochamada diária com seu time, não precisa ser muito longa, 15 minutos já é um bom período, e incentive a todos manter sempre a câmera ligada.

Essa troca auxilia para que todos se sintam incluídos, o que nesse momento é um fator muito importante, além de manter um laço entre o time sempre firme.

2. Ajude o colaborador a enfrentar os desafios do Home Office

Além do isolamento, também estamos passando por um momento delicado que é a crise de saúde por conta da pandemia que já passa de um ano, onde cada um vem lidando com esse “novo normal” de uma forma diferente.

Por isso, tenha conversas periódicas com seus times, procure saber quais são as dores, necessidades, dificuldades e tudo que pode atrapalhar a satisfação do colaborador e a qualidade de seu trabalho, assim, é possível que o seu RH trabalhe em estratégias mais assertivas.

3. Mantenha a comunicação transparente

Em tempos de crise, essa dica é ainda mais importante. A incerteza do futuro pode atrapalhar a motivação e a qualidade das entregas do seu colaborador.

Por isso, mantenha sempre a transparência sobre o momento da sua empresa, possíveis ações e projetos a serem implementados para que seu time entenda a realidade, assim, podendo participar de forma mais assertiva nas sugestões de ideias e soluções.

4. Fortaleça a cultura do feedback

Assim como no presencial, o feedback também é ferramenta essencial para o Home Office, e a tecnologia nesse momento também te dá uma mãozinha!

Disponibilize formulários online para coletar feedbacks do seu time, leve a sério as considerações feitas pelos colaboradores e trabalhe em ações junto ao RH para trazer melhorias e otimizações nos processos internos da sua empresa. Um ponto muito importante: Não se esqueça de retornar ao seu time com o resultado das pesquisas realizadas e informá-los sobre as ações que estão sendo tomadas em curto, médio e longo prazo.

Ser transparente (que falamos anteriormente) e demonstrar aos colaboradores que suas vozes são ouvidas e levadas a sério é um passo muito importante para que esse engajamento e motivação se mantenha em níveis satisfatórios!

5. Ofereça benefícios reais

Além de um salário justo, proporcionar ao seu time benefícios reais é uma forma de mostrar ao colaborador que ele é valorizado dentro da sua empresa, e que sua qualidade de vida é muito importante. Estamos falando sobre apoio, retenção de talentos, e principalmente, engajamento e motivação do colaborador.

A Macro é uma plataforma que auxilia diretamente o seu RH nessa tarefa de engajar e incentivar seu time. Como isso é feito:

Através da Macro, você oferece benefícios reais aos colaboradores, como Auxílio Home Office, Benefícios flexíveis* (VA, VR, e até VT – em breve!), campanhas de incentivo e premiações onde todos os valores creditados viram pontos que podem ser trocados por dinheiro em conta (sem custo de transferência), ou trocados em um clube exclusivo de descontos da Macro que conta com 4 categorias: Experiências, Dinheiro de volta, Benefícios e Ingressos.

São mais de 11 mil parceiros no clube como restaurantes, deliveries, farmácias, cuidados com saúde mental, entre outras. Ou seja: o valor que você repassa ao colaborador através da Macro Plataforma pode render ainda mais ao seu colaborador!

Através de um dashboard na nossa plataforma, seu RH pode gerar campanhas e ações de premiações e incentivos para o time, além de que, ao poder gerir os benefícios recebidos pela sua empresa, seu colaborador tem mais liberdade, autonomia e economia. É ou não é um benefício REAL?

A plataforma conta com planos feitos para atender às necessidades da sua empresa e do seu time. Não perca tempo, envie uma mensagem pra gente e saiba mais sobre nossos produtos e condições exclusivas!

*A funcionalidade de benefícios flexíveis tem previsão de disponibilidade em Junho